sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Atividade 3.4

Andamento das atividades do projeto.

Tendo em vista a realização do projeto caderneta de vacina é documento, os estudantes do curso normal médio irão nesta semana executar as visitas, verificando as cadernetas e preenchendo as fichas de acompanhamento. Pois posteriormente, após a conclusão dos trabalhos os mesmos farão os slides para apresentação dos resultados obtidos.


Atividade 3.3

Planejamento do Projeto

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Estadual Marcílio Augusto Pinto.
Professora: Janete Gnoatto de Souza.
Disciplina: Metodologia de Ciências
Turmas/ano: Normal Médio – módulo IV
Turno: noturno
Duração/tempo: 7 dias.

Título do projeto: Caderneta de Vacina é documento.
Público Alvo: Todos os estudantes do primeiro ao quinto ano desta escola.

Justificativa: Preocupados com a importância que as vacinas têm hoje na proteção à saúde e na prevenção de doenças imunopreveníveis principalmente durante a infância é que tomamos a iniciativa de incentivar nossas estudantes normalistas na realização deste projeto. Visitando e instruindo as crianças juntamente com seus familiares sobre a importância deste documento. Haja vista que a vacinação para ser eficaz, se faz necessário que a população compreenda a sua importância na prevenção e desse modo compareça aos postos de saúde para efetuarem as devidas vacinas.

Objetivo Geral: Interagir e descrever as atividades deste projeto, bem como as contribuições proporcionadas pelo mesmo na formação escolar e cidadã dos estudantes envolvidos.

Objetivos específicos: Fazer do estudante um cidadão crítico consciente, não somente reprodutor de idéias previamente estabelecidas, mas sim um sujeito questionador, com o poder de decisão para modificar o mundo ao seu redor.
Despertar nos estudantes a importância da temática vacinação, desmistificando algumas idéias acerca do tema e reafirmando a importância da vacinação na prevenção de doenças.
Trabalhar com os pais conscientizando os mesmos da necessidade e da obrigação que ambos temos com a carteira de vacinação dos seus filhos.

Conteúdo: O calendário de vacinas de zero a 12 anos.

Metodologia/procedimentos: Primeiramente os estudantes serão estimulados e instruídos pela professora de metodologia de ciências sobre o processo de vacinação. E desse modo irão construir novas concepções.
Dentro da carga horária do estágio supervisionado os estudantes realizarão um trabalho de pesquisa nas casas dos estudantes do ensino fundamental do primeiro ao quinto ano, propondo aos pais nesta visita a importância das vacinas e esclarecendo a importância deste documento. Conferindo a caderneta de vacinação de acordo com o calendário de vacina. Posteriormente, visando socializar os conhecimentos, os estudantes realizarão slides para serem apresentados com os resultados obtidos.

Recursos tecnológicos: computadores, data show e câmara digital.

Avaliação: Os estudantes serão avaliados no decorrer do projeto através de observação, participação, interesse e apresentação dos resultados obtidos através de slides. Assim mostrando que o trabalho realmente foi concluído.

Bibliografia: Projeto elaborado pela Professora Janete.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atividade 3.5


Currículo é um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito escolar; que vão desde a distribuição das disciplinas, até as ações pedagógicas inseridas no projeto da unidade escolar, em parceria com os conteúdos necessários ao desenvolvimento dos estudantes enquanto seres que necessitam de aprendizagem.
No entanto o que diz respeito ao desenvolvimento desse currículo, o uso das tecnologias só potencializa as atividades realizadas. Pois a integração de diferentes mídias tecnológicas, nas ações desenvolvidas pela escola, possibilita de forma questionadora e motivadora a concretização de uma aprendizagem mais coerente tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do estudante. Para que essa integração currículo e tecnologia seja efetivamente uma realidade é necessário cada vez mais investimento na estrutura física escolar e na formação humana de todos que estão à frente do trabalho. Sendo que para concretizar efetivamente esse anseio de que a tecnologia seja inserida no currículo escolar os nossos gestores necessitam do apoio integro de nossos governantes.

Atividade 3.2

Contextualizando a mudança – teoria a pratica

Diante de todas as mudanças que vivenciamos em nossa sociedade com relação às novas tecnologias podemos considerar que as mesmas vieram para nos guiar e nos ajudar a lidarmos com uma nova era que requer muito esforço de cada um de nós, nosso estudante hoje precisa ter noção de como interagir com esse conhecimento, caso contrário será atropelado pelas mudanças. Inicialmente propus aos estudantes um diálogo para trabalharmos uma atividade de pesquisa feita em dupla, onde eu fui à mediadora desse conhecimento, orientamos a pesquisar o tema sociedade e comunidade proposto na ferramenta da internet. E depois de realizada a pesquisa os estudantes enviaram por email para ser corrigido pela professora. Após termos debatido e analisado o fundamento deste trabalho os estudantes realizaram sendo a experiência muito proveitosa tanto na teoria como na prática, pois interagindo no meio tecnológico com os estudantes ficou mais prático trabalhar estes conteúdos.

sábado, 22 de outubro de 2011

Atividade 3.1

Trabalho em equipe e cada um desenvolvem suas habilidades fazendo movimentos diferentes. Uma característica marcante é a autonomia e autoconfiança daqueles que estão tentando vencer desafios. O mais interessante é que os estudantes estão sempre dispostos a vencer desafios utilizando as ferramentas necessárias para vencê-las. Acredito que nós, como educadores devemos identificar as dificuldades dos nossos estudantes e construir conhecimento a partir do que eles sabem e do que são capazes de fazer, utilizando os recursos das novas tecnologias.Todo estudantes tem conhecimentos diferentes no que se refere às tecnologias. Isso deve ser levado em conta ao elaborarmos nossos planejamentos. Portanto, ao trabalhar em grupo, é importante a troca de experiências entre todos, para a construção do conhecimento de cada um. Além de tudo, paciência e dedicação por parte de todos são fundamentais para um grupo que busca aprender.